Conheça Alana Muxfeldt, diretora de comunicação da FACIAP Jovem
segunda, 12 de julho de 2021
Pra ela, o empreendedorismo é um caminho para idealizar e realizar seus projetos de vida e foi por meio dele que ela mudou de área de atuação e, hoje, vê-se realizada.
Hoje vamos falar um pouquinho sobre a nossa Diretora de Comunicação da Faciap Jovem, Alana Muxfedt. Para ela, o empreendedorismo é um caminho para idealizar e realizar seus projetos de vida e foi por meio dele que ela mudou de área de atuação e, hoje, vê-se realizada tanto na área pessoal quanto profissional.
Quando perguntada sobre o fator determinante para que ela pudesse tornar-se, de fato, uma empreendedora, ela explica que estava no último ano da faculdade de Ciências Biológicas e ainda não havia se encontrado na profissão. Ela não queria seguir carreira acadêmica (mestrado e doutorado), pois tinha medo de ficar muito tempo fora do mercado de trabalho. Durante a graduação, ela já se aventurava na cozinha e, depois de ter reprovado em uma disciplina, decidiu que não iria concluir o curso, trancou e se matriculou em Gastronomia. Assim, foi nesse curso que ela teve o primeiro contato com o empreendedorismo, o qual foi fundamental em sua mudança de vida e a abertura de sua empresa.
Nesse sentido, Alana aponta que a inovação é seu desafio diário, pois é fundamental estar alerta às tendências e aprender o que é relevante ao seu público. Ela conta que a Zucker Brigaderia nasceu em 2015, após a realização de um mapeamento em sua cidade para buscar um nicho gastronômico que, na época, ainda não havia. Por isso, ao trabalhar com chocolates nobres e de origem belga, ela criou um novo conceito em brigadeiros. Durante 3 anos, as instalações eram compostas por uma cozinha adaptada em sua própria casa, já que ela saia para vender os brigadeiros na rua. Com o aumento da demanda de pedidos, ela decidiu dar um grande passo e alugar uma sala comercial no centro de Marechal C. Rondon, para que, em agosto de 2018, fosse possível inaugurar a loja física da Zucker Brigaderia. Ela ainda conta que, apesar de sua mãe trabalhar com ela, ajudar na produção, gestão e todo o suporte necessário (além do caderno de receitas), essa não é uma empresa de tradição familiar, mas, quem sabe no futuro, possa virar, já que pode ser o legado que deixará para os seus filhos.
No quesito liderança, a empreendedora salienta que possui fichas técnicas detalhadas que possibilitam qualquer funcionário executar o preparo das receitas. Ela procura envolver as funcionárias em todas as etapas, como pesagem, execução, finalização e degustação, visto que, desta forma, fica mais fácil compreender as etapas e produto final, além de saber o que está sendo vendido ao cliente. Para ela, o diálogo sempre foi e ainda é fundamental.
Com relação ao cargo que ocupa na FJ, Alana explica que, quando recebeu o convite ficou apreensiva, pois o cargo não é correspondente à sua formação acadêmica. Segundo ela, ao assumir esse desafio, foi possível enxergar oportunidades de crescimento e aprendizado pessoal. Em pouco tempo, já conheceu pessoas que agregaram muito em sua bagagem intelectual e pessoal. Além disso, treinamentos realizados e as trocas de experiências a permitem enxergar além, superando desafios.
Para quem quer empreender o recado é: “é a partir da dificuldade que geramos movimento e que tudo se torna vivo e incrível. Somos momentos e o nosso momento é agora”. Com essa frase, já dá para sentir que nossa Diretora de Comunicação vive o empreendedorismo com intensidade e é também inspiração!
Aos poucos, você conhecerá os demais diretores da Faciap Jovem, continue nos acompanhando!
Galeria de Fotos